O QUE SÃO RISCOS TRABALHISTAS?

Vamos explicar o que são riscos trabalhistas, como eles funcionam e quais são os prejuízos que podem trazer para o seu negócio. Eles basicamente se referem as despesas que uma empresa pode ter na relação entre empregado e empregador.

Eles podem ser gerados por desentendimentos entre as duas partes ou a falta de observação em algum preceito trabalhista previsto na legislação. Esse último, sem dúvida, é a principal causa de processos na justiça do trabalho. Eles podem ocorrer em detrimento da falta de conhecimento do empreendedor sobre a Lei que regulamenta as relações trabalhistas no país.

Os prejuízos que problemas trabalhistas podem trazer para um negócio são muitos, e entre eles podemos destacar o desgaste emocional e, principalmente, os altos custos que ações e processos trabalhistas podem alcançar, entre taxas, custas, honorários advocatícios, indenizações, entre outros.

Por esses motivos, o empresário deve aprender a reduzir ao máximo os riscos trabalhistas do seu empreendimento. Ele deve atuar de forma preventiva, aplicando algumas práticas simples que vamos passar a listar a partir dos próximos tópicos. Continue lendo!

COMO EVITAR OU REDUZIR OS RISCOS TRABALHISTAS?

1. INVISTA EM BOAS RELAÇÕES COM SEUS EMPREGADOS

O primeiro passo é melhorar as relações com os seus colaboradores. Isso ajudará, principalmente, a desarmar aqueles empregados que entram na empresa com o objetivo de prejudicá-la no futuro.

Infelizmente, existem pessoas que pensam dessa forma e desejam ver a empresa passando por problemas. Entretanto, quando os empregadores conseguem desenvolver um sentimento de empatia com todos os funcionários, esse tipo de prática pode ser coibido.

Geralmente, as pessoas sentem-se mal em prejudicar outras que são sempre tão gentis e cordiais. Isso não significa que você não deverá cobrar boas condutas e produtividade dos seus empregados, mas sim, colocar-se no lugar deles e entender os seus anseios.

Para conseguir medir o grau de satisfação das relações entre seus colaboradores, você pode investir em pesquisas de clima organizacional, promover confraternizações e eventos de integração da equipe, procurar manter um clima de trabalho acolhedor e aberto e ter um bom RH que consiga antecipar eventuais problemas antes que eles tomem proporções maiores.

2. QUALIFIQUE SEUS COLABORADORES

Outro passo importante é investir na qualificação dos colaboradores. Além de essa prática ajudar a otimizar o trabalho dentro do seu negócio, ela também servirá como forma de aumentar a satisfação das pessoas que trabalham com você.

Nesse sentido, dificilmente um colaborador satisfeito e que gosta do seu trabalho tentará encontrar motivos para fazer reclamações trabalhistas ou dar algum tipo de problema para a empresa.

Para tanto, é importante manter um plano de carreiras bem definido, implementar um bom programa de treinamento e desenvolvimento interno, investir no onboarding de novos colaboradores para que eles se integrem com os demais colaboradores e, principalmente, ter um programa de avaliações que permita aos colaboradores dar e receber feedbacks constantes a fim de mensurar permanentemente a performance da equipe.

3. SAIBA IDENTIFICAR FALHAS

Outro ponto importante é saber identificar as falhas e erros que podem ensejar problemas trabalhistas dentro da sua empresa. Existem algumas ações que você ou algum colaborador executa que pode gerar reclamações e problemas na justiça do trabalho e que, em muitos casos, são cometidas sem a intenção de infringir a Lei ou a integridade emocional e moral do colaborador.

Portanto, é fundamental que você tenha a sensibilidade de saber identificar possíveis falhas e erros que podem colocar seus colaboradores em situações arriscadas e que podem, futuramente, ensejar ações judiciais na esfera trabalhista.

Nesse aspecto, é imprescindível que o RH e o departamento pessoal da empresa estejam bem alinhados para que eventuais falhas sejam identificadas e remediadas a tempo de virarem um problema para a empresa.

Além disso, é necessário avaliar com cuidado os principais pontos da Legislação que regulamenta as relações de trabalho, para tanto, separamos um tópico exclusivo para tratar delas.

4. ATENTE-SE PARA A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

Agora entramos em um ponto muito importante! Saindo um pouco da parte de relação entre empregado e empregador, vamos discorrer sobre a legislação trabalhista. Como dito, ela é extremamente complexa e ampla.

Sendo assim, é comum que alguns empresários acabem cometendo alguns erros e colocando a sua empresa sob a mira dos riscos trabalhistas. Portanto, é crucial que você entenda bem os principais pontos da lei que regulamenta as relações de trabalho e, principalmente, as mudanças trazidas com a reforma trabalhista.

Isso não significa que você deve ser um expert em direito do trabalho, afinal, como empresário, você tem outras atribuições que necessitam da sua atenção, como o relacionamento com clientes, fornecedores, gestão administrativa, financeira e o próprio gerenciamento dos seus colaboradores.

Entretanto, para ter sucesso em qualquer área e evitar riscos trabalhistas, é necessário ter, pelo menos, o conhecimento básico dessas leis. A parte mais específica, no entanto, pode ficar a cargo de uma prestadora de serviços especializada em contabilidade.

Além disso, é crucial que você, enquanto empreendedor, conheça a fundo, pelo menos, os termos da convenção ou acordo coletivo aplicados ao seu segmento.

5. CONTE COM AJUDA DE UMA EMPRESA QUALIFICADA

Por fim, para ajudar a evitar ou, pelo menos, reduzir os riscos trabalhistas, uma assessoria em gestão de conflitos seria o ideal.  

Esse tipo de prestador de serviços já tem profissionais com o conhecimento trabalhista necessário para desviar quaisquer problemas que possam colocar a sua empresa em riscos trabalhistas.

Além disso, a assessoria também pode funcionar como uma forma de consultoria quando você tiver alguma dúvida sobre determinado ponto da legislação. Além disso, é possível ir aprendendo alguns princípios aos poucos e tornar-se cada vez mais conhecedor dessas normas.

Empresas especializadas também poderão auxiliar em rotinas documentais relacionadas à área trabalhista da sua empresa, entre elas, o envio de obrigações acessórias como o eSocial, fechamento da folha de pagamento e recibos, cálculo e declaração de impostos trabalhistas, entre outras atribuições.

Sendo assim, ao contratar uma empresa de contabilidade especializada, além de reduzir os riscos trabalhistas, você poderá contar com outros serviços adicionais e ter mais tempo e tranquilidade para cuidar do que realmente importa em seu negócio, a geração de resultados!