EQUIPE

Profissionais altamente qualificados para atender você.

Altamente qualificada, devidamente formada e preparada no que diz respeito à Conciliação, Mediação e Arbitragem, assim é a equipe da CCMA – Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem – Minas Gerais – Brasil.

Os conciliadores, mediadores e árbitros que atuam na CCMA | MG – Brasil , devem, obrigatoriamente, observar os códigos de ética e demais conjuntos normativos elaborados por nossa Gestão Administrativa,  o que garante aos usuários de nossos serviços a certeza de que os profissionais atuarão com ética, profissionalismo e respeito, tanto em relação a causa quanto aos envolvidos.

Além disso, todos os processos administrados pela CCMA | MG – Brasil são operacionalizados através de um aprimorado Software, apto a garantir a necessária segurança e credibilidade quanto aos cadastros dos envolvidos, sem falar na imprescindível agilidade na lavratura de termos, requerimentos, atas e demais documentos.

EQUIPE

Conheça quem são os nossos profissionais

Carlos Alves

Gestão e coordenação - CCMA|MG - Brasil

Gestão e Coordenação da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem – CCMA I MG – Brasil; Mediador e Conciliador; Servidor de carreira no Estado de Minas Gerais durante 30 (trinta) anos. Especialista em Gestão Estratégica pela Fundação João Pinheiro; Formação e Capacitação em Mediação de Conflitos pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – IEC – PUCMINAS. Curso de Negociação em Demandas de Alta Complexidade ministrado pela APM – MG. Especialização Avançada em Mediação Familiar pela ESA – OAB / MG;  Participou, como debatedor, de Cursos e Seminários na área específica, entre eles “I e II Seminário Internacional de Mediação”, realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais e o Instituto de Mediação Aplicada em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região;  Participou do Curso CNV  e PNL – Comunicação não Violenta pelo Centro de Mediadores ministrado pelo Professor Giovani Fachini – USP.

Margareth Queiroz Wenceslau Matos

Coordenação jurídica e relações institucionais - CCMA|MG - Brasil

Formada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, atuou como advogada durante 25 (vinte e cinco) anos nas áreas cível, bancária e empresarial; Possui formação e capacitação em Mediação de Conflitos pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – IEC – PUC MINAS e em Mediação Familiar pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais); Participou de Curso de Mediação ministrado pela Dra. Samantha Pelajo, do Núcleo Interdisciplinar de Mediação de Conflitos localizado no escritório modelo da PUC-Rio; Possui Extensão pela ESA-OAB em Direito Concorrencial Bancário; Possui Introdução ao Mercado Exterior, realizado pela Faculdade Mackenzie; É membro da Comissão de Mediação da OAB / MG; Membro do IAB – Instituto dos Advogados Brasileiros. Atua atualmente como coordenadora Jurídica da CCMA I MG – Brasil.

– Conciliadores e Mediadores –

Ana Flávia Moutinho Ribeiro

Formada em Administração de Empresas pela FUMEC em 1994. Formada em Direito pela UFMG em 1996. Pós-Graduada em Direito de Empresa pelo CAD/Universidade Gama Filho em 1999. Pós-Graduada em Direito Notarial e Registral pela Universidade Anhanguera em 2015. Capacitação em Conciliação pelo TJMG em 2013. Capacitação em Mediação pela Esnor (módulo teórico) e pela Newton Paiva (módulo prático) e pelo TJMG (módulo teórico e prático). Mediadora certificada pela CAMCESP- Câmara de Arbitragem, Mediação, Conciliação e Estudos de São Paulo. Capacitada em Comunicação não-violenta (CNV). Em formação pelo programa Direito na Escola pela OAB/MG. Formação como Expositor de Parentalidade e Divórcio pelo TJMG. Certificação de Advocacia em Procedimentos de Mediação na OAB/MG. Mediadora Privada. Mediadora Judicial voluntária no CEJUSC da Comarca de Vespasiano. Conciliadora e Mediadora cadastrada no TJMG e no CNJ. Advogada Colaborativa. Palestrante. Gestora de Conflitos. Criadora do Projeto Dialogar para Pacificar. Atua na criação e execução de projetos individualizados visando implementar a Cultura da Paz em Organizações e Sindicatos.

Anderson Alcântara Melo

Advogado, Coordenador Pedagógico da CCMA – Minas Gerias | Brasil. Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino – UMSA. Especialista em Ciências Jurídicas pela UNIFENAS. Especialista em Negociações práticas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.  Professor titular das disciplinas Direitos Humanos e Abordagem Psico-sociológica da ACADEPOL, bem como do Curso Integrado de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Defesa Social. Palestrante e Especialista em Mediação de Conflitos e membro do Instituto Brasileiro de Justiça Restaurativa. Ex- Delegado Geral da Polícia Civil de Minas Gerais ; Membro do IAB – Instituto dos Advogados do Brasil.

Andreza de Oliveira Abreu

Diretora SEDS/MG, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Newton Paiva; Pós-graduada em Gestão Estratégica em Responsabilidade Social e Sustentabilidade pelo Centro Universitário UNA-MBA. Especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV; capacitação para Mediar Conflitos pelo Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB; capacitação Estudo Técnico em Políticas Públicas de Segurança Pública pelo CRISP – Centro de estudos de Criminalidade e Segurança Pública/UFMG; capacitação de Lideres Comunitários – Polícia comunitária, Método IARA, Mediação de Conflitos e Conselhos Comunitários de Segurança pelo SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública. Atuou no Instituto Elo como Técnica Social de Direito/Mediadora de Conflitos Mediação de Conflitos – Prevenção Social a Criminalidade/SEDS-MG, no período de 2008 a 2010; atuou no Instituto Elo como Gestora Social – Gestão/Coordenação da execução dos Programas de mediação de Conflitos e “Fica Vivo!” Região Nordeste de Belo Horizonte, no período de 2010 a 2012; atua no Instituto Elo como Supervisora da Gestão Social – Supervisionando os Gestores Sociais que coordenam e acompanham a execução de Programas de Prevenção à Criminalidade: Mediação de Conflitos, “Fica Vivo!”, CEAPA, PRESP e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; e na Coordenadoria de Prevenção à Criminalidade – SEDS/MG como Diretora de Implantação e Gestão de Centros de Prevenção à Criminalidade.

Alexandre da Matta

Graduado em Gestão Pública pela Faculdade Milton Campos. Mestre em Direito Civil pela PUC – Minas, Capacitação em Reconhecimento e Realização Funcional em Métodos Adequados de Solução de Conflitos pelo Centro de Estudos Científicos – CEC/RJ. Capacitação em Mediação, Conciliação e Arbitragem pelo Centro de Estudos Científicos – CEC/RJ.

Beatriz Bovendorp Veloso

Advogada (1992-1997) e Psicóloga (1978-1983) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerias. Pós-graduada em Mediação de Conflitos pela Faculdade Batista de Minas Gerais, Pós- graduada em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Advocacia consultiva e contenciosa nas áreas cível e empresarial bem como na gestão de conflitos pelos Métodos de Resolução de Conflitos Extrajudiciais. Psicóloga com formação em clínica Psicológica e Psicanalítica. Gestão de RH. Membro da CMA – Comissão de Mediação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil. Mediadora de Conflitos com formação pelo IMAB – Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil. Professora junto a Pós Graduação do IDDE – Instituto para o Desenvolvimento Democrático em parceria com o Ius Gentium Conimbrigae – Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Lecionando a disciplina Negociação, Mediação e Arbitragem. Professora convidada da Fundação Nacional de Mediação de Conflitos trabalhando prática real em mediação. Vice- Presidente da CMA – Comissão de Mediação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais.

Corinne Julie Ribeiro Lopes

Consultora em projetos sociais, mediadora de conflitos e advogada. Sócia-fundadora do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente – CEDECA-MG. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA. Pesquisadora na área social e escritora de artigos publicados, na área jurídica e de mediação de conflitos. Organizadora de Feiras de Trocas de Brinquedos pelo Brasil e idealizadora do Cineclube Maruge, de educação em Direitos Humanos. Professora de Comunicação Não-Violenta. Consultora na Care For Life – Family Preservation Program, Moçambique. Ex-analista social sênior na Matizes Comunicação no projeto de Comunicação e Desenvolvimento Social para a Vale em Omã, Oriente Médio. Ex-conselheira municipal de Assistência Social, de Educação e dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vespasiano(MG). Autora do livro “Formação de Dirigentes Comunitários”. Membro da Rede Brasileira sobre Infância e Consumo, da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB-MG e do Movimento Minas Diz Não à Redução da Maioridade Penal.

Dácio Carneiro Miranda

Mediador Extrajudicial, com especialização em Gestão Empresarial pelo IPM, e em Seguridade Total pela UFMG. Capacitação e aperfeiçoamento dos Mecanismos Extrajudiciais de Solução de Conflitos pelo IMAB. Vasta experiência em empresas de expressão nacional. Destacada atuação na implantação e desenvolvimento de políticas de RH, englobando: recrutamento, seleção, treinamento, avaliação de desempenho, cargos e salários, benefícios, planos de marketing de incentivo e produtividade, planos de participação nos lucros – PLR – programas de qualidade total. Capacitação e aperfeiçoamento: Comissões de Conciliação Prévia – Ministro Almir Pazzianotto – TST. Palestrante. Coordenação de Programas de Prevenção de Doenças Ocupacionais, PPRA e PCMSO. Consultoria e Assessoria a varias empresas nas áreas de Relações Trabalhistas e Sindicais. Membro do Grupo de Relações Industriais de Belo Horizonte e Contagem. Representante empresarial das Indústrias de AUTOPEÇAS na FIEMG. Atuou no desenvolvimento de projetos de Downsizing. Elaborou Planos Diretores de Recursos Humanos. Elaborou e implantou Convenções Coletivas de Trabalho.

Enio César Gonçalves Pimenta

Advogado militante, membro da Comissão de Estágio da OAB/MG. Doutorando em Direito e Ciências Sociais pela Universidade Nacional de Córdoba, Mestre em Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto; com especialização em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Direito Processual Civil pela Universidade Gama Filho. Capacitação em Resolução dos Conflitos de Forma Construtiva: a contribuição de cada um para uma cultura de paz pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação/UNB. Capacitação em Mediação de Conflitos pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – IEC/PUCMINAS; Capacitação em Mediação de Conflitos: da Teoria à Prática pela Universidade Federal de Minas gerais. Capacitação em Fundamentos da Mediação para a Defensoria Pública. Capacitação para a Advocacia em procedimentos arbitrais: Curso teórico e Prático realizado pela OAB/MG.

Expedito Euzébio

Advogado, graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Pós-graduado (Especialista) em Direito da Ciência e da Tecnologia pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Especialista em Técnicas de Resolução Privada de Conflitos, com formação em Negociação, Mediação e Arbitragem. Árbitro na CAMINAS – Câmara Mineira de Mediação e Arbitragem. Magistrado Aposentado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Ex-Escrivão da secretaria de Falências, Concordatas e Registros Públicos da Comarca de Belo Horizonte. Ex-Escrivão do Cartório do Terceiro Ofício Criminal da Comarca de Belo Horizonte.

Felipe Thadeu Piló

Advogado, Vice-Presidente da TV Rede Minas, possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Newton Paiva (2013), especialista em Direito Constitucional pela Universidade Estácio de Sá, gestor do curso de Pós Graduação em Resolução de Conflitos na Faculdade Batista de Minas Gerais. Atualmente é mestrando em Resolução de Conflitos e Mediação pela Universidade Europeia do Atlântico em Barcelona na Espanha, é Conciliador capacitado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, é tesoureiro da Fundação Ulysses Guimarães de Minas Gerais. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente no seguinte tema: direito público.

Flávia Vieira De Resende

Graduada em Direito pela Pontifícia Católica de Minas Gerais (1999); em Comunicação Social (1999) e Filosofia (2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais; com Mestrado em Filosofia em que pesquisou a idéia de justiça através do diálogo por esta mesma Universidade (2014). Possui experiência em Mediação de Conflitos, tendo realizado esta formação no trabalho como mediadora em comunidades vítimas de violência pela Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (SEDS). Membro da Comissão de Mediação (CM) da OAB/MG. Mediadora Judicial pelo TJMG (2016). Ministra aulas e palestras relacionadas ao tema da Mediação. Foi coordenadora do projeto Fala Comigo (UFMG) que ensina a mediação voltada para o contexto escolar (2014). Professora na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) nas disciplinas Ética e Direitos Humanos (2014). Participa do Projeto de Extensão: Justiça Restaurativa: Paz Social, Prevenção à violência e Promoção de Direitos da Juventude na Faculdade de Direito da UFMG (2016).

Heidi Schmid Allen

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Especialista em Direito Constitucional e Administrativo pela Faculdade Escola Paulista de Direito. Atuou no Juizado Especial Cível de Santo Amaro/SP nos setores: Triagem, Atendimento e Conciliação (presidindo conciliações e atendimento ao público em geral) no período de Outubro de 2013 a Janeiro de 2014. Atuou como Conciliadora no Setor de Conciliação de Família do Foro Regional II – Santo Amaro/SP no período de Setembro de 2014 a Setembro de 2015. Conciliadora e Mediadora do CEJUSC – Butantã – Foro Regional XV da Comarca da Capital do Estado de São Paulo no período de Junho de 2014 a Novembro de 2015. Capacitação, Treinamento e Aperfeiçoamento de Mediadores e Conciliadores promovido pela OAB/SP. Participação no III Encontro de Mediação e Arbitragem da OAB/SP – Mediação Pública e Privada em Debate.

Inês Maria de Carvalho Campolina

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (1990), e em Administração de Empresas pela Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC (1989). Especialista em Direito Empresarial, pela Universidade Gama Filho (2002). Mestre em Direito Empresarial, pela Faculdade de Direito Milton Campos (2008). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (2013/2017). Atua como Vice Presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB/MG. Tem experiência de 11 anos em docência superior incluindo a metodologia participativa e na gestão do curso de justiça restaurativa e arbitragem. Advogada atuante nas áreas de Direito Público e Privado. Mediadora Judicial cadastrada no Conselho Nacional de Justiça e credenciada como Mediadora Internacional pelo Instituto de Credenciamento e Formação de Mediadores Lusófonos.

Joesse Pinto

Mediadora de Conflitos habilitada pelo IMAB – Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – em parceria com a OAB/MG. Mediadora Certificada pelo ICFML – Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos. Capacitada em Curso Avançado de Mediação Familiar pelo CEC-Centro de Estudos Científicos – em parceria com a 8ª Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem do RJ, entidade filiada ao CONIMA. Advogada e Pedagoga com ampla experiência nas áreas educacional e familiar. Atuou por mais de 20 anos no Colégio Tiradentes da PMMG como professora, supervisora pedagógica, orientadora educacional e vice-diretora de turno. Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos. Pós-graduanda em Mediação e Gestão de Conflitos – FESMPMG. Em processo de habilitação em Mediação Judicial, pelo TJMG. Atua como mediadora no Núcleo de Mediação e Conciliação da OABMG.

Leonardo Albertini de Oliveira
Mediador, educador musical, músico e advogado. Graduado em Música pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG e pós graduando (stricto sensu) em Direito do Trabalho pela mesma instituição. Pós graduando (stricto sensu) em Mediação e Gestão de Conflitos pela Fundação Nacional de Mediação de Conflitos – FNMC. Capacitação em mediação pela OAB/MG. Participação em cursos e congressos entre eles “A mediação na legislação brasileira” (PUC/MG) e “I Congresso de mediação e conciliação – oportunidades na advocacia” (OAB/MG). Experiência de mais de 20 anos como educador musical de crianças, jovens e adultos em escolas de música (CMI/UFMG e Allegretto Educação Musical) e escola regular (Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais). Integra atualmente o grupo Arandela de música barroca como cravista.
Marco Aurélio Wilke Japiassu

Mediador Extrajudicial ; Advogado ; É especialista em Direito Civil, pela Faculdade Milton Campos ;  Possui  – LLM em Direito Empresarial pela  FGV  ;  Capacitação em Advocacia na Mediação pela OAB\MG ; Possui capacitação internacional, em Advocacia na Mediação Empresarial, pelo   Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – ICFML ; Capacitação em Mediação Judicial, pela OAB \ MG em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG ; Capacitação internacional, em Mediação Empresarial, pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – ICFML ; Possui Capacitação em Negociação, pelo Método Harvard , pela CMI INTERSER ; Capacitação em Práticas Colaborativas , cível e empresarial ,  pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas –  IBPC ; Curso de extensão em Direito Societário , realizado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais  –   PUC MINAS ; Possui Certificado de participação na  sessão Masterclass , em Advocacia na Mediação , realizado pelo ICFML ;  Atuou como Jurado no I Meeting de Negociação  ,  realizado em Maio de 2018 em Porto Alegre  –  RS ;  foi jurado, pela  categoria  Mediação , nas  VIII  e  IX Competição  Brasileira  de  Arbitragem  e  Mediação  Empresarial , promovidas pela CAMARB e realizadas no ano de 2018 ; É Membro das Comissões de Arbitragem e Mediação da OAB \ MG.

 

Marcela Felsberg Gonçalves

Advogada facilitadora, Especializada em Mediação Extrajudicial pela Universidade Cândido Mendes – RJ. Graduada em Administração de Empresas pela FGV, Pós-Graduada me Gestão da Administração Pública pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ. Mediadora Judicial pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro – TJRJ.

Maria Aparecida Caetano

Advogada Colaborativa e Mediadora Judicial. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Pós-graduanda em Mediação e Gestão de Conflitos pela Fundação da Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais – FESMPMG & Fundação Nacional de Mediação de Conflitos – FNMC. Capacitação em Mediação de Conflitos pelo Instituto de Educação Continuada – IEC/PUC-Minas. Capacitação em Práticas Colaborativas pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas – IBPC. Treinamento em Advocacia na Mediação pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais – OAB/MG. Treinamento em Advocacia na Mediação pela Pró- Consenso – Peace Projects & LIVRES cursos e gestão de conflitos – Desenvolvendo Possibilidades Humanas. Atuação profissional na área de Família e Sucessões com ênfase na utilização de métodos consensuais de resolução de conflitos. Membro da Comissão de Arbitragem da OAB – MG. Membro do Grupo de Estudos em Práticas Colaborativas da LIVRES – curso e gestão de conflitos – Desenvolvendo Possibilidades Humanas.

Marília Borges de Oliveira

Advogada, proprietária do Escritório de Advocacia “Borges Advocacia Cível” com atuação na área Cível e Mediação de Conflitos. Mediadora Judicial em formação pelo TJMG; Mediadora em processo de processo de Certificação pelo ICFML. Bacharel em Direito no ano de 1993 pela Faculdade de Direito Milton Campos – FDMC. Pós graduada em Direito público pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Capacitação Em Mediação De Conflito pelo Curso “Atuação do Advogado em Procedimento de Mediação” promovido pela OAB/MG, ministrado pela professora Dulce Nascimento; Capacitação em Mediação De Conflitos promovido pelo IEC /PUC – Instituto de educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Capacitação em Mediação Judicial promovido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais – Módulo teórico, no período de 09 a 13 de novembro de 2015, com duração de 40 (quarenta) horas, tendo apresentado Estudo dirigido devidamente aprovado pela Coordenadora Vanessa Couto e atualmente em – Estágio Supervisionado; capacitação “Resolvendo Conflitos De Forma Construtiva: A Contribuição De Cada Um Para Uma Cultura De Paz”, promovido pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação/ Secretaria de Reforma do Judiciário/Ministério da Justiça, modalidade de ensino à distância. Curso de Certificação de Mediadores promovido pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos- ICFML – 17 de maio de 2016.

Marina Franco Lopes Mavros Fillizzola

Advogada, Professora Mestre na Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais; Professora auxiliar I na Faculdade de Direito de Contagem; Bacharel em Direito pela Faculdade Mineira de Direito – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Direito Penal pela Universidade de Salamanca – Espanha. Pós-graduada em Ciências Penais pelo Instituto de Educação Continuada – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em advocacia criminal pela Escola Superior de Advocacia da OAB/MG e Escola Superior Dom Helder Câmara (previsão de conclusão: julho 2017). Capacitação em Mediação de Conflitos, promovido pelo Instituto de Educação Continuada – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Capacitação em Mediação de Conflitos – da teoria à prática, promovido pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Congresso Internacional de Direito Penal e Criminologia. Promovido pelo Instituto de Educação Latinoamericano (IESLA) e pela Escola Superior de Justiça em Belo Horizonte/MG.

Marjorye Lacerda Duarte

Graduada em Direito, pela Faculdade Promove de Belo Horizonte/MG. Atua no Gabinete da 16ª Câmara Cível, no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, realizando análises de processos e fornecendo apoio em toda a área burocrática e jurídica, bem como, atendimento ao público. Cursando Pós graduação em Direito Processual Civil pela Faculdade Promove; Capacitação em Mediação e Arbitragem – Fundação Getúlio Vargas – FVG . Capacitação em Aspectos Gerais da Arbitragem – Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Mirian Rodrigues Amora

Advogada. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Newton de Paiva; Pós Graduada em Direito Público pela PUC Minas Julho/2010; Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino – (Conclusão – 07/2012). Capacitação em Resolvendo Conflitos de Forma Construtiva – (30) horas/aula (EAD) – ENAM – Escola Nacional de Mediação e Conciliação; capacitação em Atuação do Advogado em Procedimento de Mediação – OAB/MG; capacitação em Aspectos gerais da Arbitragem – FGV on-line – Fundação Getúlio Vargas. Capacitação em Mediação e Arbitragem – FGV on-line – Fundação Getúlio Vargas – Presencial. Capacitação em Mediação Familiar – OAB/MG e IMAB.

Patrícia Roque Sampaio

Advogada, atua na área de família desde 1999. Mediadora em exercício junto ao CEJUSC da cidade de Divinópolis. Mediadora Judicial formada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG. Facilitadora da Justiça Restaurativa formada pela escola do Ministério Público. Doutoranda em direito com ênfase em Resoluções Adequadas de Conflitos pela Universidad Federal Mar Del Plata – UNIMDP – Argentina – Direito de Família. Pós graduanda em Mediação e Gestão de Conflitos pela Fundação Nacional de Mediação de Conflitos e MPMG. Pós graduada em Direito Penal pela Faculdade Damásio de São Paulo (2016). Capacitação em Mediação e Arbitragem – Fundação Getúlio Vargas – FVG. Diretora de Licitações e Contratos da Empresa Campomori Sociedade Comercial LTDA (2008-2014). Professora substituta de Direito Penal I da Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte. Vice Diretora pedagógica da Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte (2001-2008). Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio Doce (1999).

Pedro Palhares Furtado

Pós Graduado em Mediação de Conflitos. Fundação Getúlio Vargas – GVLaw, São Paulo. Capacitação em Mediação Transformativa pelo Institute for the Study of Conflict Transformation em parceria com o IMAB e a OAB/MG – Joseph Folger. Curso Avançado de Mediação Familiar pelo Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB em parceria com a OAB/MG. Curso Avançado de Mediação Empresarial pelo Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB em parceria com a OAB/MG. Membro da Comissão de Mediação da OAB/MG. Mediador no Núcleo de Mediação da OAB/MG.

Rock Hudson Ribeiro Machado

Conselheiro, Consultor e Gestor em Negócios Imobiliários. Diretor da Casa dos Proprietários de Imóveis do Brasil. Capacitação em Reconhecimento e Realização Funcional em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos pelo Centro de Estudos Científicos – CEC/RJ. Capacitação em Mediação, Conciliação e Arbitragem pelo Centro de Estudos Científicos – CEC/RJ. Graduado em Gestão em Negócios Imobiliários pela Universidade Castelo Branco – UCB/RJ. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Gestão em Negócios Imobiliários – SINDIMÓVEIS/RJ. Perito Avaliador Mercadológico Judicial – UNIMÓVEIS/MG. Especialista em Perícias Judiciais e Extra-Judiciais, elaboração de laudos Mercadológicos Imobiliários pelo UNICONPERJ/RJ.

Sabrina Nagib de Sales Borges

Advogada não adversarial e consultora jurídica. Mediadora de conflitos no âmbito judicial credenciada pelo TJMG, e mediadora de conflitos no âmbito privado certificada pelo ICFML- Instituto de Certificação de Mediadores Lusófonos. Gestora de Projetos Educacionais Internacionais na Estudiar en Buenos Aires. Mestranda em Gestão da Educação Superior pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES), em Buenos Aires/Argentina, acreditado pelo CONEAU, Resolução Nº 332/11. Membro da Comissão de Mediação da OAB/MG. Palestrante envolvendo temáticas que perpassam a área dos Meios Adequados de Resolução de Conflitos. Atua em pesquisas relacionadas aos Direitos e Garantias Fundamentais, Dignidade da Pessoa Humana, Direito Previdenciário, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e Formas Adequadas de Resolução de Conflitos. Membro do GEMAS – Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Sustentabilidade do Centro Universitário Newton Paiva. Membro do Grupo de Estudos de Mediação Empresarial Privada do Comitê Brasileiro de Arbitragem – GEMEP | CBAr.

Saionara Gregório

Advogada, atua a mais de 15 anos na área de família. Gestora em Minas Gerais – FASCINAL. Secretaria executiva – Grupo Serra Lima Turismo. Secretaria executiva – Grupo VDL. Assessora Jurídica do departamento de Auto de Infração – FEAM. Preparação para Concurso Público – Preatorium. Assessora Jurídica e Administrativa – Quantum. Pós graduanda em Mediação de Conflitos – Associação do Ministério Público de Minas Gerais e Fundação Nacional de Mediação de Conflitos – FNMC. Pós-graduada em Direito Ambiental – IETEC. Bacharel em Direito pela Univale – Universidade Vale do Rio Doce.

Humberto Amormino
Mestre; pós-graduado e graduado em DIREITO EMPRESARIAL. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
(Unidade do Coração Eucarístico), nas disciplinas Direito Administrativo, Direito Internacional Público, Direito
Financeiro, Prática Real de Mediação e Prática Real Civil, e Professor da pós-graduação pela Escola Superior de
Advocacia da OAB/MG – ESA, curso presencial e on line – área trabalhista (Direito do Trabalho, Direito Processual
do Trabalho e Prática Trabalhista); professor de cursos preparatório para concursos públicos.
Sônia Santos

Advogada, Bacharel em Direito pela Faculdade Pitágoras. Pós-graduanda em Direito de Família e Sucessões. Doutoranda em Direito na Universidade Nacional de Mar Del Planta. Bacharel em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva. Capacitação em Mediação Judicial pelo Instituto Zilah Spósito – Dulce Nascimento (ICFML). Membro da Comissão de Mediação da OAB/MG.

Stael Nascimento Yoshida

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Atuou como Escrituraria no Banco Nacional S/A. Estagiou e atuou como Conciliadora no Tribunal de Justiça de Minas Gerais – Juizado Especial Cível. Atuou como estagiaria na 25ª Vara de Execução Fiscal na Seção Judiciária de Minas Gerais da Justiça Federal. Atuou como estagiária do gabinete do Promotor no Ministério Público do Estado de Minas Gerais – 1ª Procuradoria da Saúde. Capacitação em Impactos do Novo Código de Processos Civil promovido pela AASP e OAB/ESA MG. Capacitação para Conciliadora pelo TJMG. Capacitação em Gerenciamento de Crises: fundamentos, objetivos e estratégias de negociação.

Veridiana Fagundes Savassi

Mediadora extrajudicial. Atuou como Magistrada na Comarca de São Paulo durante 30 (trinta) anos. Atuou c na 25ª Vara de Execução Fiscal no TJSP. Atuou como assessora especial do gabinete do Ministro Napoleão Maia – Superior Tribunal de Justiça. Capacitação em Impactos do Novo Código de Processos Civil promovido pela AASP e OAB/ESA. Capacitação em Gerenciamento de Crises: fundamentos, objetivos e estratégias de negociação. Atuação como mediadora em resolução de disputas e controvérsias, no âmbito privado, envolvendo conflitos familiares (divórcio, alimentos, guarda de filhos e sucessão), empresariais (entre empresas), comunitários (entre vizinhos e usuários de serviços), escolares (entre alunos, professores e administração), organizacionais (entre empregador e empregado, departamentos etc).

– Árbitros –

Expedito Euzébio

Advogado, ex- magistrado aposentado, graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Pós-graduado (Especialista) em Direito da Ciência e da Tecnologia pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Especialista em Técnicas de Resolução Privada de Conflitos, com formação em Negociação, Mediação e Arbitragem. Árbitro na CAMINAS – Câmara Mineira de Mediação e Arbitragem. Magistrado Aposentado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Ex-Escrivão da secretaria de Falências, Concordatas e Registros Públicos da Comarca de Belo Horizonte. Ex-Escrivão do Cartório do Terceiro Ofício Criminal da Comarca de Belo Horizonte.

Felipe Thadeu Piló

Advogado, Vice-Presidente da TV Rede Minas, possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Newton Paiva (2013), especialista em Direito Constitucional pela Universidade Estácio de Sá, gestor do curso de Pós Graduação em Resolução de Conflitos na Faculdade Batista de Minas Gerais. Atualmente é mestrando em Resolução de Conflitos e Mediação pela Universidade Europeia do Atlântico em Barcelona na Espanha, é Conciliador capacitado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, é tesoureiro da Fundação Ulysses Guimarães de Minas Gerais. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente no seguinte tema: direito público.

Rock Hudson Ribeiro Machado

Conselheiro, Consultor e Gestor em Negócios Imobiliários. Diretor da Casa dos Proprietários de Imóveis do Brasil. Capacitação em Reconhecimento e Realização Funcional em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos pelo Centro de Estudos Científicos – CEC/RJ. Capacitação em Mediação, Conciliação e Arbitragem pelo Centro de Estudos Científicos – CEC/RJ. Graduado em Gestão em Negócios Imobiliários pela Universidade Castelo Branco – UCB/RJ. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Gestão em Negócios Imobiliários – SINDIMÓVEIS/RJ. Perito Avaliador Mercadológico Judicial – UNIMÓVEIS/MG. Especialista em Perícias Judiciais e Extra-Judiciais, elaboração de laudos Mercadológicos Imobiliários pelo UNICONPERJ/RJ.

Alexandre da Matta

Graduado em Gestão Pública pela Faculdade Pitágoras. Mestre em Direito Civil pela PUC – MG, Formação e  Capacitação em Reconhecimento e Realização Funcional em Métodos Adequados de Solução de Conflitos pelo Centro de Estudos Científicos – CEC/RJ. Capacitação em Mediação, Conciliação e Arbitragem pelo Centro de Estudos Científicos – CEC/RJ.

TELEFONES
31 2511.2503 • 31 2511.2504
31 99298.0886 • 31 99983.0906
31 99704.4082

ENDEREÇO
Rua Marechal Deodoro, 294
Floresta - Belo Horizonte - MG
CEP 30150-110

E-MAIL
contato@ccmamgbrasil.com.br

SIGA-NOS 

CREDENCIADA

CCMA - CÂMARA DE CONCILIAÇÃO MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM

Rua Marechal Deodoro, 294
Floresta - Belo Horizonte
Minas Gerais
CEP: 30150-110

TELEFONES
31 2511.2503
31 2511.2504
31 99228.0886
31 99983.0906
31 99704.4082