O desejo de qualquer companhia é que sua equipe de colaboradores possa trabalhar em harmonia, nutrindo um ambiente corporativo saudável. No, entanto, a realidade nem sempre corresponde a este cenário e conflitos são relativamente comuns dentro de qualquer empresa.

Então, confira as breves dicas que preparamos com bastante carinho para você!

1 – Elimine possíveis falhas de comunicação

Muitos conflitos têm origem em problemas de comunicação. Por exemplo, a falta de clareza de um líder ao delegar tarefas e prazos pode comprometer o desempenho do funcionário, fazendo com que ele gaste muito mais tempo em um projeto do que deveria. Em termos técnicos, a falta de informação, informação incompleta ou incorreta é prejudicial para a rotina da empresa como um todo. Ao resolver estas falhas, você também elimina parte dos conflitos pela raiz.

*Como aplicar

Crie procedimentos claros sobre como trocar informações oficiais dentro da empresa. Por exemplo, utilize protocolos para a entrega e recebimento de documentações, evitando que elas se percam entre os setores da empresa.

Outra sugestão é combinar que todas as solicitações devem ser efetuadas por e-mail, que servirá como um registro. Nas reuniões, também faça sempre uma ata com as decisões tomadas.

2 – Incentive os colaboradores a agir pela razão

Um problema pequeno pode tornar-se grande quando os colaboradores deixam as emoções tomarem conta. Um colega comete um erro e, ao invés de lidar com isso de maneira profissional, o colega já aumenta o tom de voz, jogando insinuações e ofensas. Além de criar um conflito pontual, esse tipo de reação também prejudica o relacionamento da equipe a longo prazo, destruindo os laços de cooperação e confiança.

*Como aplicar

Não existe outra forma de aplicar essa dica além de ser firme e claro com sua equipe. Diga a eles que problemas de trabalho precisam ser resolvidos de maneira calma, respeitosa e objetiva. Se você perceber algum comportamento diferente deste, posicione-se imediatamente. E, obviamente, seja o primeiro a dar o exemplo. Liderança exige equilíbrio. Em alguns momentos, é preciso ser mais flexível, enquanto que em outros, é preciso ser firme.

Dentro do ambiente de trabalho não há espaço para reações dominadas pela emoção, especialmente quando isso pode prejudicar a convivência da equipe. Esse é um dos pontos em que o gestor deve demonstrar absoluta determinação.

3– Troque “conflito” por “reunião”

Agora vamos falar dos meios adequados de tratar uma questão, quando ela realmente valer um 8 ou 9 na sua escala mental. Nesta situação, um conflito não é a melhor saída. Em vez disso, que tal promover um debate?

*Como aplicar

A proposta é voltar à definição de “debate”. As pessoas envolvidas, que obviamente possuem opiniões diferentes sobre o assunto, vão apresentar seus respectivos pontos de vista e argumentos. É bom que haja um mediador nesse debate, o que seria o papel do gestor, para garantir a ordem e o respeito. E não se esqueça do mais importante: o debate precisa engajar os colaboradores para que cheguem a uma conclusão ou solução. Preferencialmente, com as duas partes cedendo um pouco.

A dica tem tudo a ver com a ideia de abordar os problemas de maneira racional. Perceba que, no debate, o foco é na resolução de um problema, diferentemente do conflito que, muitas vezes, é foco está em “vencer” ou “provar que está certo”.

Desta maneira, ao trocar o conflito pelo debate, você transforma uma situação potencialmente nociva ao relacionamento profissional em uma prática saudável e benéfica para a empresa.

4 – Adote a perspectiva do outro – Empatia

O que fazer quando você mesmo se envolve em um conflito? Como sair dele com o menor dano possível? A resposta está em adotar a perspectiva do outro. Aliás, essa postura não funciona apenas para resolver os conflitos, mas também para evitá-los. Vale a pena disseminá-la como uma prática contínua dentro da empresa.

É fácil adotar a perspectiva do outro. Basta pensar em qual é a motivação que ele pode ter por trás da sua atitude. O que ele quer? Talvez ele esteja brigando por um direito que sente que foi ferido ou talvez para se proteger de alguma situação que poderia prejudicá-lo.

Ao entender o motivo de o outro estar gerando o conflito, basta mudar sua reação. Ao invés de contrariá-lo, você pode ajudá-lo a conseguir o que quer e chegar em um meio termo para que todos os lados saiam ganhando.

Para finalizar, temos mais uma dica importante.

Realizar a gestão de conflitos exige que o líder mantenha-se imparcial e focado no que é melhor para a coletividade. Portanto, é preciso cuidado para não se envolver demais em eventuais rixas dos colaboradores.

Conte conosco se precisar! Estaremos à disposição.

Fernando de Ávila Oliveira – Jurídico – CCMA | MG – Brasil