EQUIPE

Profissionais altamente qualificados para atender você.

Altamente qualificada, devidamente formada e preparada no que diz respeito à Conciliação, Mediação e Arbitragem, assim é a equipe da CCMA – Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem – Minas Gerais – Brasil.

Os conciliadores, mediadores e árbitros que atuam na CCMA MG – BRASIL , devem, obrigatoriamente, observar os códigos de ética e demais conjuntos normativos elaborados por nossa Gestão Administrativa,  o que garante aos usuários de nossos serviços a certeza de que os profissionais atuarão com ética, profissionalismo e respeito, tanto em relação a causa quanto aos envolvidos.

Além disso, todos os processos administrados pela CCMA MG – BRASIL são operacionalizados através de um aprimorado Software, apto a garantir a necessária segurança e credibilidade quanto aos cadastros dos envolvidos, sem falar na imprescindível agilidade na lavratura de termos, requerimentos, atas e demais documentos.

EQUIPE

 Especialistas indicados caso a caso

Conheça quem são os nossos profissionais

Carlos Alves

Gestão e Coordenação CCMA MG - BRASIL

Gestor e Coordenador da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem CCMA MG – BRASIL; Mediador e Conciliador; Servidor de carreira do Estado de Minas Gerais durante 30 (trinta) anos. Especialista em Gestão Estratégica pela Fundação João Pinheiro; Formação e Capacitação em Mediação de Conflitos pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – IEC – PUCMINAS; Curso de Negociação em Demandas de Alta Complexidade ministrado pela APM – MG; Especialização Avançada em Mediação Familiar pela ESA – OAB / MG;  Possui Capacitação em Gestão Organizacional e Institucional; Participou do Curso CNV  e PNL – Comunicação não Violenta pelo ministrado pela ALGI – Profª Ana Luiza Isoldi; Membro do Instituto Brasileiro de Justiça Restaurativa – IBJR;  Membro da Comissão de Mediação da OAB/MG; É também membro  do Grupo de Relações Industriais de Belo Horizonte e Contagem – MG.

Fernando Carlos de Ávila

Jurídico - Comercial CCMA MG - BRASIL

Advogado, graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MG; Mestrando em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos; Possui MBA em Gestão e Negociação de Contratos pelo CEDIN – Centro de Estudos em Direito e Negócios; MBA em Privacidade e Proteção de Dados pelo CEDIN – Centro de Estudos em Direito e Negócios; Possui Extensão em Negociação e Administração de Conflitos pela Fundação Getúlio Vargas – CEAG / FGV; Possui Capacitação em Solução de Disputas aplicada aos Negócios – IBMEC – MG; Extensão em Estratégia e Planejamento de Marketing na Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV ; Membro da Comissão de Mediação da OAB/MG; Membro da Comissão de Arbitragem da OAB/MG.

Margareth Queiroz Wenceslau

Coordenação Jurídica e Relações Institucionais CCMA MG - BRASIL

Advogada, graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, atuou durante 25 (vinte e cinco) anos nas áreas cível, bancária e empresarial; Possui formação e capacitação em Mediação de Conflitos pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – IEC – PUC MINAS e em Mediação Familiar pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais); Participou de Curso de Mediação Extrajudicial ministrado pela Dra. Samantha Pelajo, do Núcleo Interdisciplinar de Mediação de Conflitos localizado no escritório modelo da PUC-Rio; Possui Curso de Extensão em Mediação Escolar – Da teoria à prática – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ;  Possui Extensão pela ESA-OAB em Direito Concorrencial Bancário; É membro da Comissão de Mediação da OAB / MG; Membro do IAB – Instituto dos Advogados do Brasil. Atua atualmente como Coordenadora Jurídica da CCMA MG – BRASIL.

Anderson Alcântara Melo

Coordenação Pedagógica - CCMA MG - BRASIL

Mediador, Advogado Colaborativo, Coordenador Pedagógico da CCMA MG – BRASIL; Possui Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino – UMSA; É também especialista em Mediação Extrajudicial de Conflitos; Especialização Avançada em Mediação Familiar pela ESA – OAB / MG; Atua como Professor e Palestrante nas áreas de gestão de conflitos e negociação aplicada; Professor no MBA do Instituto de Educação Superior Latinoamericano;  Membro do Instituto Brasileiro de Justiça Restaurativa – IBJR;  Membro da Comissão de Mediação da OAB/MG; Membro da Comissão de Arbitragem da OAB/MG; Servidor de carreira no Estado de Minas Gerais durante 30 (trinta) anos. 

 Mediadores | Conciliadores 

Ana Flávia Moutinho Ribeiro
Formada em Administração de Empresas pela FUMEC em 1994. Formada em Direito pela UFMG em 1996. Pós-Graduada em Direito de Empresa pelo CAD/Universidade Gama Filho em 1999. Pós-Graduada em Direito Notarial e Registral pela Universidade Anhanguera em 2015. Capacitação em Conciliação pelo TJMG em 2013. Capacitação em Mediação pela Esnor (módulo teórico) e pela Newton Paiva (módulo prático) e pelo TJMG (módulo teórico e prático). Mediadora certificada pela CAMCESP- Câmara de Arbitragem, Mediação, Conciliação e Estudos de São Paulo. Capacitada em Comunicação não-violenta (CNV). Em formação pelo programa Direito na Escola pela OAB/MG. Formação como Expositor de Parentalidade e Divórcio pelo TJMG. Certificação de Advocacia em Procedimentos de Mediação na OAB/MG. Mediadora Privada. Mediadora Judicial voluntária no CEJUSC da Comarca de Vespasiano. Conciliadora e Mediadora cadastrada no TJMG e no CNJ. Advogada Colaborativa. Palestrante. Gestora de Conflitos. Criadora do Projeto Dialogar para Pacificar. Atua na criação e execução de projetos individualizados visando implementar a Cultura da Paz em Organizações e Sindicatos.
Ana Bitencourt Marcondes

Supervisora e Instrutora de Mediação e Conciliação do CNJ/ TJMG; Instrutora de formação de formadores de educação on-line em mediação pelo Conselho Nacional de Justiça; Mediadora Privada e Mediadora Judicial desde 2014; Advogada não adversarial; Facilitadora de Comunicação Não Violenta; Coodenadora de Cursos em gestão de Conflitos;  Professora de mediação e conciliação

Ana Karenina Duarte Rauber

Profissional com expertise em Administração, Educação e Mediação. Possui formação acadêmica com graduação em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pelo Centro Universitário Newton Paiva, concluída em 2001, e graduação em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara, em 2014. Além disso, obteve mestrado em Administração, com foco na Gestão Estratégica das Organizações, no FEAD/MINAS – Centro de Gestão Empreendedora, em 2005. Apresenta certificação de proficiência em Inglês pela English Wisdom. Na sua trajetória profissional, atua também como Mediadora Judicial e Extrajudicial na área de família desde 2022. Anteriormente, entre fevereiro de 2005 a julho de 2011, exerceu a função de Professora de Administração de Empresas e Comércio Exterior na Faculdade FABRAI / Anhanguera, contribuindo para a formação acadêmica de futuros profissionais.

Ana Paola Costa de Oliveira

Mediadora Judicial e Extrajudicial, graduada em Direito – 2013 – 2018; Engenheira Agronôma – Universidade Federal de Viçosa Viçosa – MG 1982 a 1987; Possui Pós Graduação em Mediação de Conflitos pela FNMC (Fundação Nacional de Mediação de Conflitos); Possui treinamento em Justiça Sistêmica/IDESV, Comunicação Não-Violenta (CNV), Mediação Sistêmica/IPMEC, Pós-graduação Lato sensu em “Constelação Familiar – Método de Bert Hellinger” (360 horas), na USCS/SP, todos presenciais, entre 2018 e 2019. Fotografia Profissional (1981); Possui diversos cursos de aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento pessoal. Fluência verbal e escrita nos idiomas: Inglês – Italiano – Espanhol.

Anderson Alcântara Melo

Advogado, Coordenador Pedagógico da CCMA – Minas Gerais | Brasil. Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino – UMSA. Especialista em Ciências Jurídicas pela UNIFENAS. Especialista em Negociações práticas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.  Professor titular das disciplinas Direitos Humanos e Abordagem Psico-sociológica da ACADEPOL, bem como do Curso Integrado de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Defesa Social. Palestrante e Especialista em Mediação de Conflitos e membro do Instituto Brasileiro de Justiça Restaurativa. Ex- Delegado Geral da Polícia Civil de Minas Gerais ; Membro do IAB – Instituto dos Advogados do Brasil.

Alessandra Mendes Silva

Bacharelada e Licenciada no Curso de História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte UNI-BH, em 2006. Bacharelada no Curso de Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC MINAS / MG, em 2015 – Pós-Graduanda LLM em Mediação, Gestão e Resolução de Conflitos pela Escola Superior de Advocacia da OAB/MG – ESA com fim em Dezembro de 2019. Formação Complementar: – Curso de Direito Eletrônico – Crimes Virtuais e Legislação do Direito Eletrônico, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Agosto de 2013.  Aula Inaugural Tema: Direitos Humanos, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Setembro de 2013.Curso de Processo Judicial Eletrônico, na Pontifícia Universidade Católica de MinasGerais, em outubro de 2013. Certificada como Mediadora Judicial e Extrajudicial no Curso de Capacitação em Mediação de Conflitos, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MINAS/MG Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Educação Continuada (IEC), em 2017.  Mediadora junto ao Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MINAS/MG – Praça da Liberdade nosanos de 2017 e 2018. Certificação Workshop A Arte e a Técnica de Fazer Perguntas na Mediação, pela M9GC – Conflict Resolution Training em 2019 – Certificação curso Professional Training Medi@dor / Abertura no Processo de Mediação, pela DUMANA Consenso e Desenvolvimento em 2019 – Certificação “I Congresso Nacional – Advogar na Mediação.” Quebrando
Paradigmas, pela DUMANA Consenso e Desenvolvimento em 2019.

Alexandre Freire da Matta

Graduado em Gestão Pública pela Faculdade Milton Campos. Mestre em Direito Civil pela PUC – Minas, Capacitação em Reconhecimento e Realização Funcional em Métodos Adequados de Solução de Conflitos pelo Centro de Estudos Científicos – CEC/RJ. Capacitação em Mediação, Conciliação e Arbitragem pelo Centro de Estudos Científicos – CEC/RJ.

Beatriz Bovendorp Veloso

Advogada (1992-1997) e Psicóloga (1978-1983) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerias. Pós-graduada em Mediação de Conflitos pela Faculdade Batista de Minas Gerais, Pós- graduada em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Advocacia consultiva e contenciosa nas áreas cível e empresarial bem como na gestão de conflitos pelos Métodos de Resolução de Conflitos Extrajudiciais. Psicóloga com formação em clínica Psicológica e Psicanalítica. Gestão de RH. Membro da CMA – Comissão de Mediação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil. Mediadora de Conflitos com formação pelo IMAB – Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil. Professora junto a Pós Graduação do IDDE – Instituto para o Desenvolvimento Democrático em parceria com o Ius Gentium Conimbrigae – Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Lecionando a disciplina Negociação, Mediação e Arbitragem. Professora convidada da Fundação Nacional de Mediação de Conflitos trabalhando prática real em mediação. Vice- Presidente da CMA – Comissão de Mediação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais.

Corinne Julie Ribeiro Lopes

Consultora em projetos sociais, mediadora de conflitos e advogada. Sócia-fundadora do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente – CEDECA-MG. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA. Pesquisadora na área social e escritora de artigos publicados, na área jurídica e de mediação de conflitos. Organizadora de Feiras de Trocas de Brinquedos pelo Brasil e idealizadora do Cineclube Maruge, de educação em Direitos Humanos. Professora de Comunicação Não-Violenta. Consultora na Care For Life – Family Preservation Program, Moçambique. Ex-analista social sênior na Matizes Comunicação no projeto de Comunicação e Desenvolvimento Social para a Vale em Omã, Oriente Médio. Ex-conselheira municipal de Assistência Social, de Educação e dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vespasiano(MG). Autora do livro “Formação de Dirigentes Comunitários”. Membro da Rede Brasileira sobre Infância e Consumo, da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB-MG e do Movimento Minas Diz Não à Redução da Maioridade Penal.

Clara de Carvalho Resende

Bacharel em Direito pelo IBMEC-MG (2012-2018);  Mediadora Judicial e Extrajudicial de Conflitos pelo Instituto Mineiro de Mediação Aplicada – IMA.

Carolina Cotta Alvarenga

Mediadora de Conflitos Extrajudicial. Advogada. Mestranda em Direito. Possui Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) em Direito Processual Civil – Faculdade CERS Fev. 2021 – Ago. 2022; Mestrado em Direito – PUC Minas (em andamento) Mar. 2022 – Mar. 2024; Bolsa de estudos concedida pela CAPES Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4781042550090977 Curso de Formação em Mediação e Conciliação Judicial e Extrajudicial (Módulo Teórico) – Instituto e Câmara de
Mediação Aplicada (IMA) Carga horária de 40h; Curso de Formação em Mediação e Conciliação Judicial e Extrajudicial (Módulo Prático) – Instituto e Câmara de Mediação Aplicada (IMA) Carga horária de 60h com estágio supervisionado; Curso de Comunicação Não Violenta – Instituto e Câmara de Mediação Aplicada (IMA) Out. 2022 – Nov. 202;  Curso em Mediação Escolar – Instituto e Câmara de Mediação
Aplicada (IMA) Nov. 2022 

Cláudia Neves San Miguel

Bacharel em Direito pela Uni-BH, Belo Horizonte, MG; Pós Graduação: Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar Unifeg, Guaxupé -MG; Atua atualmente como Assessora de Legislação e Normas no Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais; Membro da Comissão instituída pelo CEE/MG para normatização da educação Plurilíngue do Sistema Estadual de Ensino, conforme Portaria nº12/2020
-Membro Titular do Fórum Permanente de Educação Municipal de Educação de Belo Horizonte

Cláudia Morais Drumond

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais – 2017; em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – 2020; Pós Graduanda em Direito de Família e Sucessões pela Escola Brasileira de Direito (EBRADI); Possui Curso de Formação em Mediação e Conciliação Judicial e Extrajudicial – Módulo Teórico – Turma 11 – 40h – realizado pelo IMA (2020); Curso de Formação em Mediação e Conciliação Judicial e Extrajudicial – Módulo Prático com Estágio Supervisionado – Turma 08P – h realizado pelo IMA (2021) Negotiation, Mediation, and Conflict Resolution – Capstone Project / Coursera (2020) Participação do Projeto de Extensão “Ala Rosa” da Faculdade Mineira de Direto – Unidade Coração Eucarístico – PUC Minas (2017-2019);

Décio Carneiro Miranda

Mediador Extrajudicial, com especialização em Gestão Empresarial pelo IPM, e em Seguridade Total pela UFMG. Capacitação e aperfeiçoamento dos Mecanismos Extrajudiciais de Solução de Conflitos pelo IMAB. Vasta experiência em empresas de expressão nacional. Destacada atuação na implantação e desenvolvimento de políticas de RH, englobando: recrutamento, seleção, treinamento, avaliação de desempenho, cargos e salários, benefícios, planos de marketing de incentivo e produtividade, planos de participação nos lucros – PLR – programas de qualidade total. Capacitação e aperfeiçoamento: Comissões de Conciliação Prévia – Ministro Almir Pazzianotto – TST. Palestrante. Coordenação de Programas de Prevenção de Doenças Ocupacionais, PPRA e PCMSO. Consultoria e Assessoria a varias empresas nas áreas de Relações Trabalhistas e Sindicais. Membro do Grupo de Relações Industriais de Belo Horizonte e Contagem. Representante empresarial das Indústrias de AUTOPEÇAS na FIEMG. Atuou no desenvolvimento de projetos de Downsizing. Elaborou Planos Diretores de Recursos Humanos. Elaborou e implantou Convenções Coletivas de Trabalho.

Ênio César Pimenta

Advogado militante, membro da Comissão de Estágio da OAB/MG. Doutorando em Direito e Ciências Sociais pela Universidade Nacional de Córdoba, Mestre em Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto; com especialização em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Direito Processual Civil pela Universidade Gama Filho. Capacitação em Resolução dos Conflitos de Forma Construtiva: a contribuição de cada um para uma cultura de paz pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação/UNB. Capacitação em Mediação de Conflitos pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – IEC/PUCMINAS; Capacitação em Mediação de Conflitos: da Teoria à Prática pela Universidade Federal de Minas gerais. Capacitação em Fundamentos da Mediação para a Defensoria Pública. Capacitação para a Advocacia em procedimentos arbitrais: Curso teórico e Prático realizado pela OAB/MG.

Expedito Euzébio

Advogado, graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Pós-graduado (Especialista) em Direito da Ciência e da Tecnologia pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Especialista em Técnicas de Resolução Privada de Conflitos, com formação em Negociação, Mediação e Arbitragem. Árbitro na CAMINAS – Câmara Mineira de Mediação e Arbitragem. Magistrado Aposentado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Ex-Escrivão da secretaria de Falências, Concordatas e Registros Públicos da Comarca de Belo Horizonte. Ex-Escrivão do Cartório do Terceiro Ofício Criminal da Comarca de Belo Horizonte.

Felipe Thadeu Piló

Advogado, Vice-Presidente da TV Rede Minas, possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Newton Paiva (2013), especialista em Direito Constitucional pela Universidade Estácio de Sá, gestor do curso de Pós Graduação em Resolução de Conflitos na Faculdade Batista de Minas Gerais. Atualmente é mestrando em Resolução de Conflitos e Mediação pela Universidade Europeia do Atlântico em Barcelona na Espanha, é Conciliador capacitado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, é tesoureiro da Fundação Ulysses Guimarães de Minas Gerais. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente no seguinte tema: direito público.

Fúlvia Mara Jávare

Mediadora cadastrada no CNJ especialista em resolução de Conflitos Judiciais e Extrajudiciais, facilitadora na transformação de conflitos, negociações, conciliações e mediações nos temas: Família, Cível, Consumo e Empresarial. Utiliza técnicas e ferramentas que facilitam o diálogo, oferecendo aos envolvidos a oportunidade da resolução do conflito de forma mais eficiente, mais
econômica e mais ágil. 

Flávia Vieira Resende

Flávia Vieira de Resende é Mediadora de Conflitos certificada pelo IMAB Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil (2005). Mediadora Judicial pelo TJMG (2009). Pesquisadora e facilitadora de diálogo em Justiça Restaurativa no Programa Ciranda na Faculdade de Direito da UFMG (2016/atual). Professora da disciplina de Mediação no Programa de Pós-Graduação lato sensu em Direito de Família da PUC/MINAS (2018/atual). Tutora no Projeto Nós, do Ministério Público de Minas Gerais, que ensina Justiça Restaurativa nas escolas públicas do estado de Minas Gerais (2018/atual). Possui formação na Mediação Circular Narrativa e os sistemas familiares pelo Programa Internacional Sara Cobb e Carlos Sluzki, PISC, Argentina (2011). Possui formação em Gestalt Terapia pelo Instituto Mineiro de Gestalt Terapia (2017). Graduada em Direito (1999) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS); em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo (1999) e Filosofia (2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestrado em Filosofia, área em que pesquisou a ideia de justiça como diálogo. Membro da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB/MG (2008/atual).

Frederico Costa Greco

 Mediador de Conflitos credenciado pelo TJMG, Facilitador de Processos Circulares pelo TJRS, Mestre em Direito e Justiça pela UFMG, Professor na Faculdade Batista de Minas Gerais e na Faculdade Unimed

Fernanda P. Oliveira Pinto

Mediadora de Conflitos / Capacitada em Mediação pelo IEC – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Advogada. Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Privado, com inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil / Minas Gerais sob o número 150.474. Pós-graduada em Direito Notarial e Registral com capacitação para o Magistério Superior pela IBMEC SP – Instituto Damásio de Direito. Pós-graduanda em Advocacia Extrajudicial pela Faculdade Legale SP. Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro. Membro do Programa Direito na Escola e da Comissão OAB vai à Escola. Membro Colaboradora da Diretoria de Comunicação da Comissão de Direito Sucessório da OAB/MG. Diretora Adjunta de Comunicação da Comissão de Direito de Família da OAB/MG.

Fernanda Linhares Greco

Trabalha com Mediação de Conflitos com atendimentos a famílias e relações continuadas no TJMG, trabalhando com processos e causas não processuais.  Experiência também na área administrativa, recursos humanos, financeiro e atendimento ao cliente. Psicóloga que realiza atendimentos psicológicos terapêuticos com criança, adolescente e família. Tem experiência com
atendimentos, trabalhos e palestras na área da dependência química.

Glória Maria Lambertucci
  • Psicoterapeuta e Hipnóloga
  • Consultora em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
  • Mediadora de conflitos
  • Coach de Vida  e  de  Executivos
  • Docente na Graduação e Pós-graduação  há mais de 25  anos atuando em  instituições de ensino como PUC Minas, FUMEC, UNA   e outras.
  • Graduação em Psicologia
  • Mestrado em Educação
  • Pós-Graduação em Gestão de Pessoas
  • Formação em Psicoterapia Breve e Hipnose
  • Formação em Mediação Transformativa
Guilherme Pereira Tavares
Especialista em Negociação pela Harvard Law School, Guilherme Tavares atuou durante 6 anos em multinacional do setor de agronegócios, negociando contratos de alto valor com líderes do mundo todo. Graduado em Relações Internacionais (UFU/Université de Lorraine – França), possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Foi sócio fundador da empresa Eagle Folhosas e Vigore Agribusiness. Hoje é professor, palestrante, mediador e consultor em Negociação e Gestão de Conflitos.
Giseli Cristofolini Schmoekel

Mediadora Judicial e Extrajudicial Certificada, Mestra em Direito pela Universidade Europea da Espanha, Especialização em Administração pela IFCSL Italia, MBA em Internacionalização de Empresas pela Universidade do Vale do Itajaí. Efetuou Intercâmbio Cultural nos Estados Unidos da América e na Itália. Mediadora na resolução entre as partes em conflito. Conselheira na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Portugal. Professora para Relações Internacionais. Com mais de 18 anos de experiência no Comércio Exterior, atua como business partner no desenvolvimento de negócios internacionais, gerenciamento de projetos, planejamento e análise de mercado, possui experiência em projetos internacionais na Itália e Portugal. Redatora com mais de 50 artigos publicados.

Guilherme Velloso Correa

Experiência de gestão em indústria de base e no segmento de Distribuição com expertise em Planejamento Estratégico, implantação de indicadores de performance e desdobramento de metas para as áreas operacionais; Certificação Internacional em Mediação – ICFML – 2017, Certificação em Coaching e Especialização em Wellness Coaching – SBWCoaching – 2017; Formação em Mediação – Mediare – 2016; Certificação Conselheiro Administrativo – IBGC – 2015/17 – 2017/19 – 2019/21; Master of Science in Industrial Management (MBA) – Krannert Graduate School of Management, Purdue University – USA – 07/2001; Administração de Empresas – Faculdade de Ciências Econômicas – FUMEC – 12/1987. Engenharia Metalúrgica – Universidade Federal de Minas Gerais – 12/1985.

Gabriela Albergaria Penna

Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Paulista de Direito; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Aperfeiçoamento em Direito das Relações Sociais – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Formação em Mediação – ABN Formação e Consultoria Multidisciplinar; Curso Latino-Americano de Capacitação em Mediação de Conflitos. Mediaras São Paulo e Buenos Aires ; Especialização e Capacitação contínua – El Modelo Circular Narrativo y los Sistemas familiares – Sara Cobb, Carlos Sluzki, Francisco Diez, Margarita Solari; Curso de Comunicação Não-Violenta – Sven Frohlich; Treinamento em Mediação Transformativa com Joseph Folger; Formação em Técnicas de Negociação; Estratégias e Técnicas de Negociação – Escola Superior de Propaganda e Marketing; Técnicas de Negociação – GVLAW.

Gonzalo Rámon Sanchez

Mediador Extrajudicial responsável pela relação entre a Câmara CCMA MG BRASIL (Brasil) e Argentina.  Abogado Facultad Blas Pascal – Provincia de Córdoba; Bachiller orientación docente pela Escuela Normal Superior de Comercio – Bell Ville – Pcia. Córdoba.  Diplomado en Procedimiento Tributario;  Asociado  de la Cámara de Comercio Brasil – Argentina Brasilera-  de San Pablo; Miembro de la Asociación Argentina de Estudios Fiscales Buenos Aires; Asesor de la Cooperativa de Emprendimientos Públicos Pascanas Lda. Localidad de Pascanas, Córdoba; 

 

Gabriela Soares O. Dalfior
Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas. Participou de grupos de pesquisa sobre Direitos Humanos. Possui curso de formação em conciliação e mediação, ambos os cursos feitos pela EJEF ( Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes). É mediadora voluntária no CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) de Belo Horizonte, atua também como advogada, na maior parte em causas Cíveis e direito de Família, direito do Consumidor , sucessões, contratos. Ministra Oficina de Parentalidade no CEJUSC- BH para adolescentes e adultos que estão passando pelo processo de divórcio.
Inês Carvalho Campolina

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (1990), e em Administração de Empresas pela Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC (1989). Especialista em Direito Empresarial, pela Universidade Gama Filho (2002). Mestre em Direito Empresarial, pela Faculdade de Direito Milton Campos (2008). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (2013/2017). Atua como Vice Presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB/MG. Tem experiência de 11 anos em docência superior incluindo a metodologia participativa e na gestão do curso de justiça restaurativa e arbitragem. Advogada atuante nas áreas de Direito Público e Privado. Mediadora Judicial cadastrada no Conselho Nacional de Justiça e credenciada como Mediadora Internacional pelo Instituto de Credenciamento e Formação de Mediadores Lusófonos.

Joesse Maria Souza Pinto

Advogada, membro da comissão de Direito Sistêmico da OAB / MG. Mediadora de conflitos habilitada pelo IMAB. Mediadora certificada pelo ICFML – Instituto de Certificação e Formação de mediadores lusófonos. Mediadora no Núcleo de Mediação e Conciliação da OAB / MG. Capacitada em curso avançado de Mediação Familiar pelo CEC – Centro de Estudos Científicos. Pedagoga com ampla experiência nas áreas educacional e familiar. Pós Graduada em Administração de Recursos Humanos, UNA. Pós Graduada em Mediação e Gestão de Conflitos – FESMPMG. Habilitada em Mediação Judicial, pelo TJMG, e cadastrada no CNJ. Certificada em Constelação no Judiciário por Adhara Campos. Em processo de Formação em Constelação Familiar pelo Instituto Ancestrais.

Juliana de Paula Campos
Mediadora de conflitos com formação técnica; Psicóloga com atuação clínica voltada para proteção de crianças e adolescentes;  Realizou curso de conciliadores e mediadores do Juizado Especial de Santa Catarina – SC; bem como de mediação familiar TJSC; Fez parte do Projeto interdisciplinar de  Mediação Familiar – Março de 2012 à  Novembro de 2013 na Universidade do Planalto Catarinense; Possui ampla experiência em Recrutamento e seleção bem como Palestras motivacionais; Atualmente atua como psicóloga em Belo Horizonte – MG

 

Liége Bárbara Lopes Silva

Mediadora especialista no ramo do Agronegócio, Graduada em Direito pelo Centro de Ensino Superior de São Gotardo-Mg, Pós Graduada em Mediação de Conflitos e Arbitragem pela Unileya, Capacitada em Mediação e Conciliação de Conflitos pelo INDIC, Especialista em Coaching na Mediação. Artigo científico publicado de forma eletronica “As novas configurações familiares: Estudo dos efeitos jurídicos e afetos” no III Congresso Brasileiro do Saber Psicanalítico. Filiada na Câmara de Conciliação,Mediação e Arbitragem-MG (CCMA).

Marco Aurélio Wilke Japiassu
Mediador Extrajudicial ; Advogado ; É especialista em Direito Civil, pela Faculdade Milton Campos ;  Possui  – LLM em Direito Empresarial pela  FGV  ;  Capacitação em Advocacia na Mediação pela OAB\MG ; Possui capacitação internacional, em Advocacia na Mediação Empresarial, pelo   Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – ICFML ; Capacitação em Mediação Judicial, pela OAB \ MG em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG ; Capacitação internacional, em Mediação Empresarial, pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – ICFML ; Possui Capacitação em Negociação, pelo Método Harvard , pela CMI INTERSER ; Capacitação em Práticas Colaborativas , cível e empresarial ,  pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas –  IBPC ; Curso de extensão em Direito Societário , realizado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais  –   PUC MINAS ; Possui Certificado de participação na  sessão Masterclass , em Advocacia na Mediação , realizado pelo ICFML ;  Atuou como Jurado no I Meeting de Negociação  ,  realizado em Maio de 2018 em Porto Alegre  –  RS ;  foi jurado, pela  categoria  Mediação , nas  VIII  e  IX Competição  Brasileira  de  Arbitragem  e  Mediação  Empresarial , promovidas pela CAMARB e realizadas no ano de 2018 ; É Membro das Comissões de Arbitragem e Mediação da OAB \ MG.
Marcela Felsberg Gonçalves

Advogada facilitadora, Especializada em Mediação Extrajudicial pela Universidade Cândido Mendes – RJ. Graduada em Administração de Empresas pela FGV, Pós-Graduada me Gestão da Administração Pública pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ. Mediadora Judicial pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro – TJRJ.

Marcela Lacerda Duarte

Graduada em Direito, pela Faculdade Promove de Belo Horizonte/MG. Atua no Gabinete da 16ª Câmara Cível, no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, realizando análises de processos e fornecendo apoio em toda a área burocrática e jurídica, bem como, atendimento ao público. Cursando Pós graduação em Direito Processual Civil pela Faculdade Promove; Capacitação em Mediação e Arbitragem – Fundação Getúlio Vargas – FVG . Capacitação em Aspectos Gerais da Arbitragem – Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Maria Aparecida Caetano

Advogada Colaborativa e Mediadora Judicial. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Pós-graduanda em Mediação e Gestão de Conflitos pela Fundação da Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais – FESMPMG & Fundação Nacional de Mediação de Conflitos – FNMC. Capacitação em Mediação de Conflitos pelo Instituto de Educação Continuada – IEC/PUC-Minas. Capacitação em Práticas Colaborativas pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas – IBPC. Treinamento em Advocacia na Mediação pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais – OAB/MG. Treinamento em Advocacia na Mediação pela Pró- Consenso – Peace Projects & LIVRES cursos e gestão de conflitos – Desenvolvendo Possibilidades Humanas. Atuação profissional na área de Família e Sucessões com ênfase na utilização de métodos consensuais de resolução de conflitos. Membro da Comissão de Arbitragem da OAB – MG. Membro do Grupo de Estudos em Práticas Colaborativas da LIVRES – curso e gestão de conflitos – Desenvolvendo Possibilidades Humanas.

Michele Cristie Pereira

Doutoranda em Direito Internacional pela PUC/MG. Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos em Dezembro/2008. Especialista em Direito Público pelo Centro Universitário Newton de Paiva e ANAMAGES em outubro/2004. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em junho/2003. Mediadora e Conciliadora Judicial e Extrajudicial no IMA Câmara. Coordenadora da Pós-graduação em Métodos de Solução de Conflitos: Arbitragem, Mediação e Conciliação – Latu sensu desde 09/2018 da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO. Atualmente é professora de Direito Processual Civil, Direito Civil, Mediação, Conciliação e Arbitragem na Universidade Salgado de Oliveira desde Agosto/2007. Leciona Direito Processual Civil na FDCON – Faculdade de Direito de Contagem desde 2014. Membro da Comissão de Arbitragem da OABMG – Subseção Contagem..

Nauraína Rocha Martins

Mestranda em Ciências Sociais e Políticas Públicas pela PUC Minas é Instrutora de Mediação Judicial pelo CNJ. Advogada especialista em Direito Público, Gestão de Conflito e Arbitragem FGV. Mediadora judicial pelo TJSP, especialista em Negociação metodologia Harvard. Docente e Supervisora  da Escola Paulista da Magistratura. Com experiência em mediação extrajudicial e procedimentos arbitrais, coordena e leciona no programa de pós-graduação especialização em processo civil e métodos adequado de solução de conflito no Complexo Educacional Jurídico Andreucci. Participou no Programa de Arbitragem e Mediação – Derecho Financeiro y Tributário da Universidade de Santiago de Compostela.

Péricles A. Caldeira Brant

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais; Advogado em Ulisses & Cabaleiro Advogados Associados; Possui Capacitação do Meeting de Negociação, conduzida pela CMI Interser; Capacitação em Negociação para Advogados, ministrado pela ESAOAB/SP ; Negociação Estratégica e Advocacia Resolutiva, ministrado pela ESA-OAB/SP; Participou como organizador do Ciclo de debates –Mediação Obrigatória no Brasil, Inglaterra, Itália, França, Portugal e Argentina; Mediador extensionista pela Câmara de Mediação Extrajudicial da UFMG; Membro da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/MG; Vice-campeão, na categoria mediador, da Competição Brasileira de Mediação da CAMARB.

Patrícia Miranda Pereira

Advogada, Mediadora em Formação, Pós Graduação Direito Imobiliário | 2023 Pós Graduação Mediação, Conciliação e Arbitragem | 2023 Pós Graduação Direito Militar | 2022 Pós Graduação Docência em Teologia e Filosofia | 2022 Pós Graduação Política e Gestão em Segurança Pública | 2022 Pós Graduação Docência em Direitos Humanos e Ressocialização | 2019 HARVARD Especialização | Child Protection: Children’s Rights in Theory and
Practice | 2022 

Patrícia Roque Sampaio

Advogada, atua na área de família desde 1999. Mediadora em exercício junto ao CEJUSC da cidade de Divinópolis. Mediadora Judicial formada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG. Facilitadora da Justiça Restaurativa formada pela escola do Ministério Público. Doutoranda em direito com ênfase em Resoluções Adequadas de Conflitos pela Universidad Federal Mar Del Plata – UNIMDP – Argentina – Direito de Família. Pós graduanda em Mediação e Gestão de Conflitos pela Fundação Nacional de Mediação de Conflitos e MPMG. Pós graduada em Direito Penal pela Faculdade Damásio de São Paulo (2016). Capacitação em Mediação e Arbitragem – Fundação Getúlio Vargas – FVG. Diretora de Licitações e Contratos da Empresa Campomori Sociedade Comercial LTDA (2008-2014). Professora substituta de Direito Penal I da Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte. Vice Diretora pedagógica da Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte (2001-2008). Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio Doce (1999).

Pedro Palhares Furtado
Pós Graduado em Mediação de Conflitos. Fundação Getúlio Vargas – GVLaw, São Paulo. Capacitação em Mediação Transformativa pelo Institute for the Study of Conflict Transformation em parceria com o IMAB e a OAB/MG – Joseph Folger. Curso Avançado de Mediação Familiar pelo Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB em parceria com a OAB/MG. Curso Avançado de Mediação Empresarial pelo Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB em parceria com a OAB/MG. Membro da Comissão de Mediação da OAB/MG. Mediador no Núcleo de Mediação da OAB/MG.
Rosana Márcia Guimarães

Mediadora e Conciliadora Extrajudicial e Judicial credenciada pelo TJMG e Mediadora nomeada na Comarca de Santa Luzia/MG (desde 2017); Assessoria administrativa, institucional, político e comercial (cargo de confiança) – Oliveira Netto Advogados Associados/OABMG ; Coordenação executiva da Comissão de Direito Notarial e Registral junto a OAB-MG e OAB/Conselho Federal Participação em comissões da OAB estadual e federal, como colaboradora; Assessoria de comunicação junto a órgãos administrativos e instituições estaduais, federais e internacionais; Planejamento, organização, coordenação, execução de eventos corporativos e institucionais; Realiza também acompanhamento de reuniões comerciais em entidades privadas, públicas, nacionais e internacionais.

 

Roque Hudson R. Machado

Conselheiro, Consultor e Gestor em Negócios Imobiliários. Diretor da Casa dos Proprietários de Imóveis do Brasil. Capacitação em Reconhecimento e Realização Funcional em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos pelo Centro de Estudos Científicos – CEC/RJ. Capacitação em Mediação, Conciliação e Arbitragem pelo Centro de Estudos Científicos – CEC/RJ. Graduado em Gestão em Negócios Imobiliários pela Universidade Castelo Branco – UCB/RJ. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Gestão em Negócios Imobiliários – SINDIMÓVEIS/RJ. Perito Avaliador Mercadológico Judicial – UNIMÓVEIS/MG. Especialista em Perícias Judiciais e Extra-Judiciais, elaboração de laudos Mercadológicos Imobiliários pelo UNICONPERJ/RJ.

Sabrina Nagib Sales Borges

Advogada não adversarial e consultora jurídica. Mediadora de conflitos no âmbito judicial credenciada pelo TJMG, e mediadora de conflitos no âmbito privado certificada pelo ICFML- Instituto de Certificação de Mediadores Lusófonos. Gestora de Projetos Educacionais Internacionais na Estudiar en Buenos Aires. Mestranda em Gestão da Educação Superior pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES), em Buenos Aires/Argentina, acreditado pelo CONEAU, Resolução Nº 332/11. Membro da Comissão de Mediação da OAB/MG. Palestrante envolvendo temáticas que perpassam a área dos Meios Adequados de Resolução de Conflitos. Atua em pesquisas relacionadas aos Direitos e Garantias Fundamentais, Dignidade da Pessoa Humana, Direito Previdenciário, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e Formas Adequadas de Resolução de Conflitos. Membro do GEMAS – Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Sustentabilidade do Centro Universitário Newton Paiva. Membro do Grupo de Estudos de Mediação Empresarial Privada do Comitê Brasileiro de Arbitragem – GEMEP | CBAr.

Saionara Santos Gregório

Advogada, atua a mais de 15 anos na área de família. Gestora em Minas Gerais – FASCINAL. Secretaria executiva – Grupo Serra Lima Turismo. Secretaria executiva – Grupo VDL. Assessora Jurídica do departamento de Auto de Infração – FEAM. Preparação para Concurso Público – Preatorium. Assessora Jurídica e Administrativa – Quantum. Pós graduanda em Mediação de Conflitos – Associação do Ministério Público de Minas Gerais e Fundação Nacional de Mediação de Conflitos – FNMC. Pós-graduada em Direito Ambiental – IETEC. Bacharel em Direito pela Univale – Universidade Vale do Rio Doce.

Terezinha O. Lima Rocha

Graduada em Psicologia com pós-graduação pela Universidade de São Paulo – USP. Exerceu a função de psicóloga judicial no TJMG por mais de 20 anos. Mediadora de conflitos titulada pelo Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB atuou como mediadora judicial no Tribunal de Justiça de Minas Gerais por mais de 10 anos. É instrutora em mediação judicial certificada pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, 1ª turma de instrutores do CNJ (2011) e atua na formação de mediadores judiciais pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes/TJMG nas comarcas do estado de Minas Gerais e também em outras instituições privadas de formação. Participa, como instrutora e supervisora, da formação de mediadores na Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais. Possui formação em Mediação Transformativa, com grande experiência em Mediação Familiar. Atua como mediadora de conflitos, com ênfase na Mediação Familiar considerando sua grande experiência nesta área.

Viviane A. Menezes de Carvalho

Advogada, Mediadora de Conflitos, Possui Curso de Conflitos Familiares pelo IEC/PUC MINAS; Possui Curso de Formação de Agentes de Justiça Restaurativa do Programa NÓS Tribunal de Justiça de Minas Gerais – Escola Desembargador Edésio Fernandes; Curso de Formação em Direitos Humanos e Cidadania: Direitos das Crianças e dos adolescentes Escola de Formação em Direitos Humanos – modalidade EaD.; Etapa de Supervisão da 5ª Turma do Curso de Formação de Agentes de Justiça Restaurativa do Programa NÓS (10/12/2019). Tribunal de Justiça de Minas Gerais – Escola Desembargador Edésio Fernandes Carga horária: 8 horas Formação em Mediação Judicial e Extrajudicial pelo IMA – Instituto de Mediação Aplicada.

  Arbitragem | Árbitros   

Alexandre da Matta

Graduado em Gestão Pública pela Faculdade Pitágoras. Mestre em Direito Civil pela PUC – MG, Formação e  Capacitação em Reconhecimento e Realização Funcional em Métodos Adequados de Solução de Conflitos pelo Centro de Estudos Científicos – CEC/RJ. Capacitação em Mediação, Conciliação e Arbitragem pelo Centro de Estudos Científicos – CEC/RJ.

Expedito Euzébio

Advogado, ex- magistrado aposentado, graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Pós-graduado (Especialista) em Direito da Ciência e da Tecnologia pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Especialista em Técnicas de Resolução Privada de Conflitos, com formação em Negociação, Mediação e Arbitragem. Árbitro na CAMINAS – Câmara Mineira de Mediação e Arbitragem. Magistrado Aposentado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Ex-Escrivão da secretaria de Falências, Concordatas e Registros Públicos da Comarca de Belo Horizonte. Ex-Escrivão do Cartório do Terceiro Ofício Criminal da Comarca de Belo Horizonte.

Felipe Thadeu Piló

Advogado, Vice-Presidente da TV Rede Minas, possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Newton Paiva (2013), especialista em Direito Constitucional pela Universidade Estácio de Sá, gestor do curso de Pós Graduação em Resolução de Conflitos na Faculdade Batista de Minas Gerais. Atualmente é mestrando em Resolução de Conflitos e Mediação pela Universidade Europeia do Atlântico em Barcelona na Espanha, é Conciliador capacitado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, é tesoureiro da Fundação Ulysses Guimarães de Minas Gerais. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente no seguinte tema: direito público.

Humberto Dias Reis

Advogado, OABMG 64.749, Pós graduado em Direito do Trabalho e Previdenciário pela PUC-MG –2003, Formado pela primeira Turma de Capacitação em Mediação e Conciliação da OAB/MG – 2014, Participou de cursos e seminários relacionados ao métodos alternativos de resolução de conflitos, entre eles o Curso de Resolução de Conflitos para Representantes de Empresas da Escola Nacional de Mediação e Conciliação do Conselho Nacional de Justiça/Ministério da Justiça.

Michele Cristie Pereira

Doutoranda em Direito Internacional pela PUC/MG. Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos em Dezembro/2008. Especialista em Direito Público pelo Centro Universitário Newton de Paiva e ANAMAGES em outubro/2004. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em junho/2003. Mediadora e Conciliadora Judicial e Extrajudicial no IMA Câmara. Coordenadora da Pós-graduação em Métodos de Solução de Conflitos: Arbitragem, Mediação e Conciliação – Latu sensu desde 09/2018 da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO. Atualmente é professora de Direito Processual Civil, Direito Civil, Mediação, Conciliação e Arbitragem na Universidade Salgado de Oliveira desde Agosto/2007. Leciona Direito Processual Civil na FDCON – Faculdade de Direito de Contagem desde 2014. Membro da Comissão de Arbitragem da OABMG – Subseção Contagem..

Hildebrando Pontes Neto

É graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG(1970). Pós-graduação no Curso Internacional de Postgrado em Derecho de Autor y Derechos Conexos para Professores Universitários da América Latina, organizado conjuntamente pelo Instituto Interamericano de Derecho de Autor (IIDA), no Centro Regional para o fomento do Libro en América Latina y el Caribe (CERLALC), a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), a Secretaria de Integración Económica Centroamericana (SIECA), a Organización das Naciones Unidas para a Educación, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e o Postgrado en Propiedad Intelectual da Universidad de los Andes (epi-ULA). É mestre em direito empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos. Tem vasta experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Autoral, atuando principalmente nos seguintes temas: direito de propriedade, concorrência desleal, propriedade intelectual, plágio e direito de autoria. Foi professor de Propriedade Industrial e Direito Autoral da Faculdade de Direito Milton Campos, de 1993 a 2017. Já ministrou aulas ou cursos associados à propriedade intelectual na Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro, Universidade Fumec, UNI-BH, na Academia do INPI e na Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) para formação na carreira de magistratura.

– Perito(a)s Extrajudiciais –

Perita com experiência na Justiça do Trabalho, com realização de mais de 4.500 perícias, Membro da AMES – ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA, DESDE 2000; Engenheira de Segurança, Gestora e responsável pelo setor de segurança do trabalho do campus pampulha UNIVERSIDADE FEDERAL DE MG – UFMG, 2001/2004; Perita junto à Procuradoria Federal da UNIVERSIDADE FEDERAL DE MG – UFMG; . Diretora Financeira do INSTITUTO BRASILEIRO DE PESQUISAS E ESTUDOS AMBIENTAIS E COOPERATIVOS – IBEPEAC;

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Fumec, Pós-Graduado em Gestão de Logística pelo Instituto de Educação Tecnológica, MBA em Gestão de Negócios pelo IETEC e Mediador Extrajudicial pelo CCMA/MG. Iniciou a carreira no setor administrativo comercial, onde atuou em diversas empresas públicas e privadas, até 2009. De 2010 à 2020 como empresário do setor automotivo, iniciou atuação como perito, inclusive trabalhando para grandes montadoras. Sua atuação profissional está diretamente ligada ao desenvolvimento humano e organizacional. Este conhecimento o direcionou para as seguintes áreas: Perícias Extrajudiciais, Mediação Empresarial, Consultorias empresariais e pessoais, Treinamentos, PalestrasComo Perito Extrajudicial, trabalha em parceria com a Empresa Moler, que atua há mais 25 anos nas áreas de Perícias, Avaliações e Arbitragens. Hoje é um dos membros do Programa Aliança Acelera – Utilizando ferramentas inteligentes da IMX – BR E DCA. Escritor, lançará em breve seu primeiro livro como coautor.

Marcelo Carleial Rodrigues é Médico e Perito Judicial/Extrajudicial, Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Possui Pós-Graduação em Perícia Médica pela Fundação Unimed e Pós-Graduação em Avaliação do Dano Corporal Pós-Traumático pela Universidade de Coimbra. Pós-Graduação em Psiquiatria pela CENBRAP/FUNORTE.

Alessandra é Perita Contábil com experiência na elaboração de Laudos e Pareceres Contábeis (Judicial e Extra-Judicial);  Experiência em Consultoria Contábil e Tributária, Compliance Fiscal, Planejamento Tributário, Valuation de PME, Recuperação de Crédito PIS/COFINS e Controladoria Interna; Credenciada como Perita Judicial desde 2017 com atuação nas Varas Cíveis de BH/MG, Varas de Família de BH/MG, Centrase BH/MG e Varas Cíveís de Betim/MG. Possui Graduação, em Contabilidade pela PUC MINAS; Pós Graduação em Perícia Contábil pelo IEC – PUC MINAS; Formação em Direito Processual Civil, Recuperacional e Falimentar pela FBC; Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência com Capacitação em Administrador Judicial pelo IBDE; Especialista Contábil/Fiscal com mais de 12 (doze) anos de experiência.

Helena é Perita Grafotécnica e Perita em Investigação de Usucapião, com experiência na elaboração de Laudos e Pareceres; Exames e procedimentos; Análise de grafismo; Identificação gráfica em textos, assinaturas e rubricas; Causas modificadoras da escrita e Indícios de autenticidade e falsidade documental; No âmbito de Usucapião realiza a averiguação de residentes; Apuração do período de permanência no local; Inquirição de testemunhas; Verificação dos fatos; etc.

TELEFONES
31 2511.2503 • 31 2511.2504
31 99983.0906 • 31 99704.4082

31 99298.0886 WhatsApp

ENDEREÇO
Rua Marechal Deodoro, 294
Floresta - Belo Horizonte - MG
CEP 30150-110

CREDENCIADA